Segunda-feira, 26 de Maio de 2008

Projectos da turma do 12ºG

 

O nosso grupo “Meios de Comunicação Social” teve a ideia de criar uma notícia sobre os diferentes temas dos cinco grupos de Área de Projecto na nossa turma, 12ºG.

 

Comecei então por falar com os membros do grupo que trata o aspecto da imigração em Portugal. Este grupo tem como objectivos chamar a atenção para a tolerância em relação aos imigrantes e valorizar o encontro de culturas e para poderem concretizar os seus fins o grupo realizou entrevistas, inquéritos e visitaram o CNAI (Centro Nacional de Apoio ao Imigrante). Como opinião, o grupo considera que o projecto podia funcionar melhor, se os membros se mostrassem mais disponíveis para trabalhar.

 

Relativamente ao grupo das “Necessidades Especiais na cidade do Porto”, têm como objectivos sensibilizar a comunidade escolar para as necessidades especiais, conhecer a existência de respostas ou não das escolas de ensino regular a estas necessidades e abordar a possível ou não aplicação da nova legislação. E segundo o grupo, o projecto está a correr muito bem, de forma como previam.

 

Com o tema “A Casa do Infante e a cidade do Porto”, o grupo 3 tem como objectivos a divulgação da casa/museu e arquivo histórico da cidade, da estrutura e funcionamento da instituição e também divulgar essas mesmas conclusões. E para além disso pretendem também sensibilizar os alunos e professores para a riqueza do património histórico que a cidade do Porto encerra. Para concretizar o projecto, o grupo pretende fazer uma visita para os alunos mais novos, criar um blog, flyers e um roteiro adaptado para os alunos do ensino básico.

Ao perguntar-lhes como estava a correr o projecto, o grupo respondeu que “ estava a correr bem, apesar de na recta final, estarem sob muito stress”.

 

 

Por fim, resta o grupo preenchido por apenas raparigas, com o tema “A brincar, a brincar, vamos aprender a ser grandes”, e como o título sugere vão aprender mais sobre a profissão de educadora de infância, visto que todos os membros têm como objectivo seguir essa área. Por isso, tem como objectivos estudar o desenvolvimento da criança a vários níveis, percepcionar a importância do ensino pré-escolar, observar o comportamento das crianças e colaborar com o infantário.

E como actividades, desenvolveram o desfile de Carnaval, a Feira da Ciência e uma peça de Teatro com as crianças. Quando questionadas como está a correr o projecto, responderam que “ este projecto contribuiu para alterar a nossa perspectiva em relação á profissão de educadora de infância. Exigiu muito de nós, o que permitiu que ganhasse-mos algumas experiência a vários níveis. Foi um projecto muito gratificante, na medida em que houve uma grande interacção com as crianças, valorizando muito o aspecto afectivo do nosso projecto.”

Assim , posso concluir que apesar de distintos, todos os temas são interessantes e todos os grupos estão a dar o seu melhor, para produzirem o melhor projecto possível.

 

Vanessa Pereira

publicado por pequenos jornalismos às 20:58
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.notícias recentes

. Diabinhos

. SALTWATER

. AMIGOS

. FIM do secundário-Nunca v...

. Manuscritos de Fernando P...

. Chegada da sonda Phoenix ...

. Queima das Fitas 2008

. Projectos da turma do 12º...

. Colóquio sobre a Nova Leg...

. NEWS

.arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds